quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relato do Histórico do Programa "Além das Palavras" - 2012.







GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PADRE ANCHIETA
RUA: SANTA LUCIA, 339 – FONE (67) 3441-1475 – EMAIL: eepa@sed.ms.gov.br
NOVA ANDRADINA – MATO GROSSO DO SUL


      

O Projeto Além das Palavras foi implantado pela Secretaria de Estado de Educação em abril de 2009, visando à melhoria da qualidade do ensino. O projeto hoje programa “Além das Palavras” em sua implantação tem o objetivo de trazer uma linguagem própria e inovadora para ampliar o conhecimento dos estudantes o mesmo dá ênfase em Língua Portuguesa e Matemática. No 1º e 2º ano do Ensino Fundamental utilizamos a Coleção Alfa e Beto e do 3º ao 5º ano a coleção ABCD todas do Instituto Alfa e Beto, Na Matemática a Coleção “matemática com Alegria”, da editora Positivo, tendo como norte uma linguagem estruturada para diálogo, lúdico e concreto que visa à aprendizagem significativa do aluno. Hoje os coordenadores de área desenvolvem um trabalho com os professores (as) com o objetivo de assessorá-los e acompanhar os trabalhos desenvolvidos na aprendizagem dos educandos. Ao longo do ano letivo temos oferecido oficinas nas referidas disciplinas, para Língua Portuguesa, consciência fonêmica, metodologias e tira dúvidas em relação a conteúdos ministrados de acordo com referencial curricular, em Matemática, oficinas presenciais em sala de aula, acompanhamento dos professores em duvidas e na aprendizagem do aluno em in loco. Já percebemos um grande avanço na fluência leitura dos alunos do 3º ao 5º ano e um salto na nota do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, isso evidencia que nossa unidade escolar teve avanços significativos, chegando a ultrapassar a meta prevista, portanto o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado) foram positivos. Quanto do procedimento de acompanhamento e avaliação tem os procedimentos necessários para acompanhamento e avaliação sistemática do projeto, através do Sistema GSI – Gestão de Segurança Integrada, onde registramos por meio do site www.gsi.ms.gov.br. relatório/ações, quantitativo de alunos, testes de fluência, testes de alfabetização e avaliações diagnósticas. Esse procedimento é feito por ano, período (bimestre e semestre) etapa de ensino (Ensino Fundamental), turno (matutino e vespertino), ano (1º, 2º, 3º, etc), turma (A, B, C, etc.) e total da turma. O sistema GSI avalia e acompanha o desenvolvimento do Programa, no sentido investigativo/diagnóstico, avaliando o aprendizado dos estudantes para solucionar possíveis dificuldades dos resultados alcançados, mediante relatórios permite também avaliar em que medida os resultados esperados estão sendo alcançados bem como a necessidade de processo de intervenção.
      









                        
2. Atividade em Língua Portuguesa
Práticas de Leitura
3. Objetivo
 Desenvolver prática de leitura através uma variedade de instrumentos, atividades e textos próprios, desenvolvidos e escolhidos com base na evidência científica de melhor resultado para proporcionar fluência de leitura nas séries iniciais.
4. Metodologia
Aulas planejadas de leitura a cada quinzena de acordo com o material correspondente ao Programa Além das Palavras.

5. Resultados
De acordo com a realização de testes de fluência de leitura verificamos que muitos alunos já possuem uma leitura fluente e agradável de ouvir, demonstram que  entendem o que lê, já que um aluno fluente lê: com desembaraço; com entonação adequada; com ritmo e cadência; sem errar, gaguejar ou silabar.

     


Atividade de Matemática.
 PROJETO: Sistema Monetário Brasileiro
 Escola Estadual Padre Anchieta
Nome dos envolvidos no projeto: Coordenadora de Área de Matemática Neide Dutra da Cruz (Organizador), Maria Odale Lopes Siqueira (Colaboradora), Silvana Talesa Rocha Parra (Colaboradora),Regiane da S Macedo Lima (Gerenciadora),  Professores do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental na disciplina de matemática.
TURMA/ANO: 1º ao 6º Ano do Ens. Fundamental
Período de Realização: 01/08  à 20/09
Público Alvo: Professores, Alunos e Equipe Escolar.
Tipo de Projeto: Formação e ensino numa perspectiva transdisciplinar
Tema: Trabalhando o significado do dinheiro no cotidiano do Aluno.
Objetivo: Possibilitar ao educando um contato com o dinheiro e simular situações concretas envolvendo o seu uso, bem como trabalhar valores relacionados que perpassam o conhecimento curricular.
Desenvolvimento:
Após análises do material curricular do professor regente das turmas do referido projeto, foram constatados que os mesmos abordariam o conteúdo “Sistema Monetário Brasileiro” no 3º Bimestre de 2012. Antecipando o trabalho pedagógico do educador em relação ao conteúdo o projeto se constituiu com as ações descritas abaixo:
1ª ação: Oficina: Simulação de compra pelos educandos na “Feirinha do Anchieta”.
Nesta etapa, os professores, lojas de confecções, coordenadores doaram objetos (roupas, bijuterias, doces, brinquedos, revistas, livros, acessórios femininos) para a feirinha, na qual os alunos puderam realizar compras com o dinheiro (encartes), com um valor determinado para suas compras. Também na ocasião, todos puderam conhecer a exposição da moeda brasileira vigente em outros períodos.
2ª ação: Formação do Professor - Refletindo sobre o valor do dinheiro
Para promover uma reflexão do educador em sua prática pedagógica foi construído um fórum de discussão na página wiki da escola com a temática: Discutindo o valor do dinheiro.
3ª ação: Desenvolvimento das atividades práticas em sala envolvendo o conteúdo sistema monetário brasileiro de acordo com o referencial curricular das turmas. As atividades foram planejadas, verificando as possibilidades de inserção das tecnologias para a execução;
·         Software  educativo laptop (Gcompris)
Reconhecer notas para pagar o objeto apresentado.

·         Jogo educativo on line Senna (Luciane)
Jogo de memória simulando compras de variados valores.
·         Facebook (rede social-Edna)
Utilizar a rede social de forma pedagógica
Discutir valores do sistema monetário na solução de desafios matemáticos.
Refletir sobre regras de etiqueta na Internet
Trabalhar valores morais referentes ao dinheiro
·         Google Docs (Análise e interpretação dos gráficos)
Trabalhar o tratamento de informações, os alunos responderam questões relacionadas às compras na feirinha.
Considerações após realização do projeto
Com o desenvolvimento deste projeto e sua idealização antecipadamente podemos evidenciar tanto a formação do professor quanto à do aluno. Percebemos que o aluno refletiu sobre sua ação de compra com o dinheiro fictício (encartes do material “matemática com alegria”), onde o professor também foi instigado a participar junto aos seus alunos nas ações percebendo quais as necessidades de seus alunos e como poderiam abordá-las em sala de aula. A formação se caracterizou ainda pela exploração dos recursos tecnológicos como os softwares e aplicativos educacionais do laptop UCA e das redes sociais como o facebook, aplicabilidade do Google docs (formulário) e fórum virtual e suas possibilidades de integração pedagógica.
Referências Bibliográficas:
Carmo Cristina 2008- Editora Positivo Ltda- coleção Matemática com Alegria.












                                                                                                                                                                                                                                           



















Nenhum comentário:

Postar um comentário