Professores regentes partícipes do Projeto Além das Palavras, favor postar comentários à respeito do desenvolvimento do referido Projeto, de acordo com o passo a passo:
1- Clique em comentários (Logo abaixo dessa postagem).
2- Digite o texto na janela aberta.
3- Cliquem em: selecionar perfil e escolha: conta do google
4- Clique em: Postar comentário
5- Digite seu email e senha e tecle enter
6- Aparecerá um código de verificação, repita-o.
7-Clique em postar comentários novamente.
Direção, Coordenação Pedagógica e Projeto Além das Palavras
O projeto além das palavras é um apoio de ensino que veio mudar a metodologia de ensino nas séries iniciais, o qual está exigindo muito do professor para que o aluno adquira as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita o professor deve se empenhar muito. Nós estamos encontrando dificuldades por que este projeto tem como objetivo o ensinar a leitura e a escrita utilizando comandos e este é um pré requisito que os alunos não estão trazendo de casa. O professor além alfabetizar está tendo que educar seus alunos ensinando limites, porque os pais não estão conseguindo mais. Há casos em que os pais mandam os filhos para escola para poderem ter sossego, dizem não suportar os seus filhos. O que fazer?
ResponderExcluirO Projeto "Além das palavras" veio com muita expectativa, mas não conseguiu alcançar os objetivos. Já está a três anos funcionando e vemos que nossos alunos continuam com as mesmas dificuldades. Vemos isto quando vem uma prova diagnóstica que não saem nada. Fico desesperada quando vejo que meu aluno está limitado a aprender. Os alunos do 3º ano que começaram desde o início era pra estar bem desenvolvido, mas estão com muitas dificuldades na sua aprendizagem. O que fazer?
ResponderExcluirProfessora Dorinha disse...
ResponderExcluirO projeto"Alem das palavras"Foi uma inovação na educação trazendo materiais didáticos maravilhosos com muitas ilustrações,mas estes materiais com toda bagagem que apresenta,o professor ainda tem que usar outras atividades complementares para alfabetizar.Não sei se é o método inovador ou a nossa clientela que me que faz sentir muitas dificuldades em atingir o meu objetivo como alfabetizador . É um projeto trabalhoso tanta em sala como em casa. Estou sempre me perguntando:Por que estas crianças demoram tanto para desenvolver na alfabetização?Principalmente na leitura? No que estou errando?O que fazer
O Projeto Além das palavras foi aguardado com uma expectativa muito grande. Veio para melhorar o ensino e a aprendizagem, o material que o acompanha é muito bom, mas deixa um pouco a desejar porque nossa clientela não está ao alcance da proposta que o material traz. Como bem colocou a colega Dorinha também sinto os mesmos anseios. Onde estou errando? Porque não consigo fazer com que meus alunos atinjam o objetivo que é uma aprendizagem com qualidade? Será a estrutura famliar? Será a estrutura pedagógica? Será na estrutura governamental? Procuro mudar minha prática sempre que posso, mas não vejo muito resultado? Onde será que estou falhando? Creio que chegou o momento de pararmos para pensar em tudo isso. Como solucionar os problemas de aprendizagem dos nossos alunos?
ResponderExcluirO Projeto "Além das Palavras", veio com uma nova metodologia de ensino, com materiais didáticos super interessantes bem ilustrados, com o intuito de motivar o aluno e ajudar o professor no desenvolver de uma boa aprendizagem.
ResponderExcluirO início foi bem complicado para todos os professores pois exige muito estudo, mas com uma vantagem, as aulas já estão prontas é só aplicá-las, acredito que dará resultado a longo, falo isso porque trabalhei com uma turminha do 1º ano em 2010, e neste ano letivo de 2011 tive o privilégio de dar continuidade com a mesma sala, já no 2º ano da alfabetização, é claro que algumas crianças apresentam dificuldades relativas a aprendizagem, mas acredito que não está relacionado ao método de ensino e sim a questões cognitivas específicas posto que nem uma sala é homogênia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Projeto "Além das Palavras" trouxe coisas muito boas, há muito tempo a Coordenação Pedagógica tinha anseios em trabalhar somente com professores, o Projeto veio agraciar este momento, favorecendo a formação continuada dos professores. Os Coordenadores de Área escolhidos pela escola dão seu máximo pedagogicamente falando e têm um compromisso com o trabalho, realizam oficinas, avaliações diagnósticas, auxiliam inclusive nos planos quinzenais, na elaboração de provas mensais e bimestrais utilizando-se do material do projeto além dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Referenciais Curriculares e Descritores, e tudo isso a Coordenação Pedagógica e os Coordenadores de Área fazem com o foco na aprendizagem dos alunos e nas Provas Brasil e Saems, os professores em sua maioria aceitam e trabalham muito bem com o Projeto, acreditamos que se o material didático correspondente ao Projeto viessem em tempo hábil e com um número suficiente para reposição o resultado seria bem melhor.
ResponderExcluirCoordenadoras Pedagógicas: Silvana Talesa e Maria Aparecida Domingues
Acredito que o projeto além das palavras veio para subsidiar a pratica docente do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática para uma melhor aprendizagem dos discentes. O trabalho com os coordenadores de área é fundamental para nosso trabalho, pois eles nos auxiliam nas atividades propostas pelo projeto através de oficina. Além do material de apoio ao professor que é muito rico, nos mostra o caminho correto que devemos percorrer, principalmente na disciplina de língua portuguesa. No 1º ano o Manual da Consciência Fonêmica é essencial para que os alunos aprendam ler e escrever, através dos fonemas, junto ao livro letras e sons, que favorece ao aluno as habilidades necessárias para seu desenvolvimento, além dos livros de caligrafia que nos auxiliam muito com a coordenação motora dos nossos alunos. Mas, acho que o projeto ainda deixa a desejar.
ResponderExcluirA minha experiência com o Projeto Além das Palavras tem sido bastante positiva, pois percebo que apesar de ser um processo mais lento, as crianças compreendem realmente o que está sendo ensinado, isso porque a estratégia de ensino contempla atividades que estimulam as capacidades cognitivas de questionar, analisar, refletir e criar novos raciocínios, este último mencionado interfere diretamente na estima do aluno, pois este percebe que o conhecimento não está só no material didático, na fala da professora, mas também nele, na sua percepção de determinado assunto (conteúdo). Com isto aprendem a PENSAR sobre o conhecimento lingüístico e matemático, concebendo conceitos complexo de uma forma natural e espontânea, pela vivência no seu dia-a-dia.
ResponderExcluirComo já mencionei é um processo mais lento, pois ensinar a PENSAR é mais trabalhoso do que ensinar a reproduzir, mas o resultado é bem mais satisfatório e efetivo.
É um projeto desafiador porque exige do professor sair da zona de conforto, romper com as práticas convencionais, participar das oficinas, estudar e até treinar a abordagem. Isto nos parece difícil e incompatível com a nossa realidade escolar, mas o que precisamos antes de tudo, é nos conscientizar de que em pleno século XXI não poderia ser diferente, pois é urgente que combatamos o analfabetismo funcional que tem se perpetuado ao longo da história através de nosso modelo de educação.